Segunda−feira –
31/05 |
MANHÃ – Centro de
Convenções do Shopping Aspen Park
7h45min:
Distribuição de materiais
8h30min: Abertura
9h Mesa−redonda: No caminho de novas identidades: interação
do PLE com o Curso de Letras - Prof.
Dr. Renilson José Menagassi, Profa. Dra. Alice A. Penteado Martha e Profa. Dra.
Sônia A. Lopes Benites
10h30min−
11h20min Espaço
Cultural − Exposição de artes visuais
NOITE – Centro de
Convenções do Shopping Aspen Park
19h30min: Solenidade de Abertura
20h: Conferência de abertura: Da Lingüística para
a Política Lingüística – Prof.
Dr. Kanavillil Rajagopalan (Unicamp)
21h30min: Intervalo
21h45min –
23h: Espaço cultural
Terça−feira –
01/06 |
MANHÃ
– UEM
7h45min – 9h20min: Minicursos
9h20min: Intervalo
9h40min – 11h20min: Minicursos
NOITE – UEM
19h30min – 21h10min: Palestras simultâneas
Bloco H−90, Auditório
do Nupélia:
Sêneca e a construção das personagens
trágicas: a função do discurso − Profa. Dra. Zélia de Almeida
Cardoso (USP)
Auditório
da Aduem:
A construção do conhecimento
teórico/prático na formação pré−serviço do professor de línguas
estrangeiras − Profa. Dra.
Maria Helena Abrahão (Unesp)
Anfiteatro Ney Marques:
Tendências da ficção brasileira
contemporânea − Profa.. Dra.Tânia Pelegrini (UFSCar)
21h10min: Intervalo
21h20min – 23h: Comunicações
Quarta−feira –
02/06 |
MANHÃ – UEM
7h45min –
9h: Palestras simultâneas
Anfiteatro Ney Marques:
A leitura
e a literatura na aquisição das línguas estrangeiras/L2 − Prof. Dr. Robert
Ponge (UFRGS)
BLOCO H−90, Auditório do Nupélia:
As
competências de ensinar necessárias a um educador pelas línguas − Profa. Dra.
Edicléia Basso (Fecilcam)
9h: Intervalo
9h20min –
11h20min: Comunicações
NOITE – UEM
19h30min –
21h10min: Minicursos
21h: Intervalo
21h20min –
23h:
Minicursos
Quinta−feira –
03/6 |
MANHÃ – UEM
7h45min –
9h20min:
Minicursos
9h20min: Intervalo
9h40min –
11h20min:
Minicursos
NOITE − UEM
19h30min –
21h:
Mesas−redondas simultâneas
Anfiteatro Ney Marques:
Diversidade
lingüística e identidade nas práticas e políticas de ensino − Prof. Dr. Pedro
M. Garcez (UFRGS), Profa. Dra.Vera H. Gomes Wielewicki (UEM), Profa. Dra. Ceci
Maria A. Honório (UEM) e Profa. Dra. Neiva M. Jung (UEM)
Auditório da ADUEM:
Paradigmas
de estudos literários − Prof. Dr. Milton H. Rodrigues (UEM), Profa. Dra.
Lúcia O. Zolin (UEM) e Profa. Dra. Mirian H. Zapone (UEM)
BLOCO H−90, Auditório do Nupélia:
Reflexões
sobre algumas formas de historiar a poesia − Prof. Dr. Robert Ponge
(UFRGS), Prof. Dr. Adalberto O. Souza (UEM) e Profa. Rosi M. Basseto Sena
(Fafijan)
21h10min: Intervalo
21h20min –
23h:
Comunicações
Sexta−feira –
04/06 |
MANHÃ – Centro de Convenções do Shopping Aspen Park
7h45min – 9h20 min: Palestra
A noção de cultura e educação
lingüística − Prof. Dr. Pedro
M. Garcez (UFRGS)
9h20min: Intervalo
9h40min − 11h20min: Espaço cultural
NOITE – Centro de Convenções do Shopping
Aspen Park
19h30min – 21h20min: Conferência de encerramento
Efeitos culturais da globalização − Profa. Dra. Heloísa Buarque de Holanda (UFRJ)
21h20min: Encerramento
MINICURSOS
Data: 1.º/06/2004
Horário: das 7h45min às 11h20min
TÍTULO LOCAL/SALA
1. Leitura e música na sala de aula − Annie Rose dos Santos (UEM) e Aparecida de
Fátima Peres (UEM) |
Auditório Ney Marques |
2. Análise do Discurso e a
relação entre mídia impressa e História − Pedro Luis Navarro
Barbosa (UEM) |
H−35, Auditório do CCH |
3. O romance pós−colonial
contemporâneo (1995−2003) em língua inglesa − Thomas Bonnici
(UEM) |
Auditório da Aduem |
4. Pressupostos básicos para o
estudo da sintaxe sob a visão funcionalista e interacionista da linguagem
− Maria Ângela de Sousa Boer (UEM) |
Auditório da Fadec |
5.
Ler (em) Grego: primeiros passos
− Aécio Flávio de Carvalho (UEM) |
G−34, sala 204 |
6. O papel de L1 na aquisição de
uma segunda língua: da noção de interferência ao uso da alternância de
código como estratégia comunicativa − Cristina Uflacker (UFRGS) e
Carmem Grellmann Breuning (Unisinos/UFRGS) |
H−35, Auditório do Laap |
Data: 02/06/2004
Horário: das 19h30min às 23h
TÍTULO LOCAL/SALA
7. Vivência, experiência e memória: conceitos operacionais para a leitura de narrativas
literárias − Adson Cristiano
Bozzi Ramatis Lima (UEM) e Aurélia Hübner Peixoto Bozzi (UEM) |
G−34, sala 204 |
8. A Gênese da Narrativa Ficcional a
partir dos Elementos Estruturais da Ilíada e da Odisséia − Aécio Flávio de Carvalho (UEM) e Eliane Batista
Costa (UEM) |
G−34, sala 210 |
9. Construindo o tema em textos
narrativos − Ana Paula
Previate Widerski (Integrado Colégio e Faculdade) |
H−35, Auditório do Laap |
10. Abordagem de dificuldades
relativas à acentuação em Francês e sua implicação na relação entre grafia e
pronúncia – Álvaro David Hwang
(UEM) |
G−34, sala 214 |
12. Literatura e cinema: do texto verbal à imagem − Cristiano Monteiro Martinez (Unicentro) |
G−56, sala 214 |
13. O heterogêneo na poesia romântica
brasileira − Danglei de
Castro Pereira (UEL/PG−Unesp) |
G−56, sala 212 |
14. A mídia televisiva na prática de
leitura escolar − Ismara
Eliane Vidal de Souza Tasso (UEM) e Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM) |
C−67, Auditório |
15. Nelson Rodrigues e Plínio Marcos: em cena a decadência moral e a miséria − Lucinéia Contiero
(Cesumar/Unesp) |
G−56, sala 210 |
16.
Shakespeare from Page to Screen: two filmic adaptations of
Romeo and Juliet − Roberto
Ferreira da Rocha (UFRJ) |
H−35, Auditório do CCH |
17. Translation in Context − Rosa Maria Olher (UEM) |
Bloco 08, sala 01 |
18.
Speak Your Mind − It Won't Hurt! − Helliane Christine Minervino de Oliveira Corrêa
(UEM) e Alessandro José Vilchenski (Cultura Inglesa) |
Bloco 08, sala 02 |
19. Sociolingüística interacional e
Análise da Conversa: duas análises
da interação social − Alexandre
do Nascimento Almeida (Unilasalle) e Patrícia Covaleski Gonzalez (UFRGS) |
Auditório Ney Marques |
26. Questões sobre a diacronia e a
sincronia – Eliana Mara Silveira
(Creupi) |
Bloco 08, sala 03 |
27. As contradições postas na relação
entre educação infantil e o desenvolvimento infantil – Ângela Mara de Barros Lara (UEM) |
Bloco 08, sala 04 |
28. A linguagem na Escola Nova a
partir da concepção de John Dewey –
Claudemir Galiani (SEED) e Maria Cristina Gomes Machado (UEM) |
Bloco 38, sala 02 |
29. A música no ensino de Língua
Inglesa – Wilsilene Rodrigues Thom
(UEM) |
Bloco 38, sala 04 |
30.
Why fun in a language class? – Kyria Finardi (MA/UFSC) |
Bloco 38, sala 05 |
31. A educação e a infância em
Monteiro Lobato – Maria Cristina
Gomes Machado (UEM) |
Auditório da FADEC |
32. Versões da história em imagens da
imprensa – Ana Cristina Teodoro da
Silva (UEM) |
Auditório da Aduem |
Data: 03/06/2004
Horário: das 7h45min às 11h20min
TÍTULO LOCAL/SALA
20. O Cérebro e a linguagem: concepções e ensino a partir do conhecimento
anatômico − Aline Emilio
(UEPG) |
G−34, sala 204 |
21. Mimesis e realidade na poética de
Gabriel García Márquez: O general em seu labirinto e o amor nos
tempos de Cólera − Adriana Binati Tucunduva Ferreira
(Unicentro) |
G−56, sala 209 |
22. Migração e identidade: narrativas conflitantes em Midnight's Children, de Salman Rushdie − Eliana Ávila (UFSC) |
H−35, Auditório do Laap |
23. Linguagem da Propaganda: aspectos formais e discursivos – José Tadeu Dolinski (UEPG) |
G−68, sala 12 |
24. A ilustração no livro para
crianças − Mirian Hisae
Yaegashi Zappone (UEM) |
H−35, Auditório do CCH |
25. Professor de língua estrangeira em
formação e em serviço. A reflexão sobre a própria prática como base de sua
ação−transformação − Sandra
M. C. S. moser (UEM), Maria Adelaide de Freitas (UEM) e Carmem Ilma
Belincanta Borghi (UEM) |
Auditório Ney Marques |
Terça−feira, 1.º/06/2004
horário: 21h20min – 23h
1. PRÁTICA DE Leitura na Mídia Televisiva: Propagandas
institucionais
Ismara Eliane Vidal de Souza TASSO (Coordenadora/UEM)
AUDITÓRIO FADEC
2. IDENTIDADE EM MOVIMENTO
Maria Aparecida
HONÓRIO (Coordenadora/UEM)
BLOCO G−56, SALA 209
3. CONVERSA COTIDIANA: O USO PRIMORDIAL DA LINGUAGEM
EM PORTUGUÊS−BRASILEIRO
Neiva Maria JUNG
(Coordenadora/UEM)
Auditório do laap
4. Transmissões
jornalísticas televisivas ao vivo: primeiros estudos de seus traços
caracterizadores
Edson Carlos ROMUALDO (Coordenador/UEM)
BLOCO G−56, sala 210
5. A LEITURA DE
TEXTOS JORNALÍSTICOS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLNAR
Pedro Luis Navarro BARBOSA (UEM)
BLOCO G−56, sala 211
6. O ENSINO DE LE (INGLÊS): A INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA DE ENSINO, DAS
TEORIAS DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS E DAS CONCEPÇÕES DO ENSINO DE LEITURA
Maria de Lourdes G. TÍLIO (Coordenadora/UEM)
BLOCO
G−56, SALA 212
7. A REPRESENTAÇÃO
DA IMAGEM FEMININA NO GÊNERO ÉPICO: ILÍADA,
ODISSÉIA E ENEIDA
Eliane Batista COSTA (Coordenadora/UEM)
BLOCO G−56, sala 214
8. RESULTADOS DE PESQUISAS REALIZADAS EM
SINTAXE
Jacqueline Ortelan Maia BOTASSINI (Coordenadora/UEM)
BLOCO
G−34, SALA 204
9. Idade Média:
história, arte e poesia. Uma revisão do perfil feminino e do quadro lírico nas
cantigas de romaria e nas pastorelas
Clarice Zamonaro CORTEZ (Coordenadora/UEM)
BLOCO H−35,
AUDITÓRIO CCH
Terça−feira, 1.º/06/2004
HORÁRIO: 21h20min – 23h
G−34,
SALA 210
TÍTULO |
HORÁRIO |
5. UMA
VELHINHA DE ÓCULOS, CHINELOS E VESTIDO AZUL DE BOLINHAS BRANCAS, DE
RICARDO AZEVEDO: ESPECIFICIDADES DO GÊNERO Penha Lucilda de Souza SILVESTRE (PG−UEM) Alice Áurea Penteado MARTHA (Orientadora) |
21h20min às 21h45min |
9. O SUJEITO EM FILIGRANA UM ASPECTO DA OBRA UM TÁXI PARA VIENA D’ÁUSTRIA, DE
ANTONIO TORRES Edna de Morais Pereira TESTI (PG –UEL) |
21h45min às 22h10min |
16. MERCADO EDITORIAL E OBRA
LITERÁRIA: QUALIDADE EM QUESTÃO? Simone Gonzales SAGRILO
(PG−UEM) Alice Áurea Penteado MARTHA (Orientadora) |
22h10min às 22h35min |
17. ÍNDICES ESTATÍSTICOS SOBRE LEITURA
NO BRASIL: ESTUDO E ANÁLISE Camila Garcia SCRAMIM (G–UEM) Mirian Hissae Yaegashi ZAPPONE (Orientadora) |
22h35min às 23h |
G−34, SALA 214
TÍTULO |
HORÁRIO |
108.
METADESCRIÇÃO NO AUTO−RETRATO DE LA ROCHEFOUCALD Rodrigo de Oliveira LEMOS (G−UFRGS) Robert PONGE (Orientador) |
21h20min às 21h45min |
110. PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA E
SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: SIGNIFICANDO A PARTIR DE SI MESMOS Maria Adelaide de FREITAS (UEM) Carmen Ilma Belincanta BORGHI (UEM) |
21h45min às 22h10min |
112. ENSINAR
LÍNGUA ESTRANGEIRA EM LÍNGUA
ESTRANGEIRA: A IMPORTÂNCIA DO DISCURSO INSTRUCIONAL DO PROFESSOR Eliane Cavalher Solano ROSSI (PG−UEL) |
22h10min às 22h35min |
113. AUTENTICIDADE E ABORDAGEM
COMUNICATIVA: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO –
APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA Luciana Cabrini SIMÕES |
22h35min às 23h |
BLOCO
8, SALA 1
TÍTULO |
HORÁRIO |
34. A
LITERATURA COMO UMA POSSIBILIDADE DE LEITURA DA IMAGEM DE BRASIL Fernanda Aparecida RIBEIRO (PG−UEL/CAPES) |
21h20min às 21h45min |
36. O KITSCH E A EPIFANIA NO CONTO
“FELIZ ANIVERSÁRIO”. Anna Paula GALESKI (G−UEM) Dra. Luzia A. B. TOFALINI (Orientadora) |
21h45min às 22h10min |
37.
A IMAGEM DO NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA Serafina Ferreira MACHADO (PG−UEL) |
22h10min às 22h35min |
39. UMA LEITURA DO CONTO “O
ENFERMEIRO” DE MACHADO DE ASSIS Elisangela Aparecida da ROCHA (PG − UEL) |
22h35min às 23h |
BLOCO
8, SALA 2
TÍTULO |
HORÁRIO |
41. HUMOR E MORALISMO EM "O
CASAMENTO SUSPEITOSO" DE ARIANO SUASSUNA Dulcinéia ANDUJAR (G − UEM) Dra. Rosa Maria Graciotto SILVA (UEM) |
21h20min às 21h45min |
45. LETRAS QUE VIRAM POEMAS Marcio Augusto Fraga de SOUZA (UNIOESTE) Ildo CARBONERA (Orientador) |
21h45min às 22h10min |
50. "PROSOEMA": A PROSA POÉTICA DE GUIMARÃES ROSA Fábio de OLIVEIRA (PG−UNIPAR) |
22h10min às 22h35min |
55.
GREGÓRIO DE MATOS: SÁTIRA E CALÃO Elizandra Fernandes ALVES (G−UEM) Dr. Milton Hermes RODRIGUES (Orientador) |
22h35min às 23h |
BLOCO
8, SALA 3
TÍTULO |
HORÁRIO |
62. LITERATURA E HISTÓRIA NO CONTO “O
DIA EM QUE MORREU GETÚLIO” DE DOMINGOS PELLEGRINI Maria Evilma Alves Moreira CARVALHO (G – FECILCAM) Antônio Carlos ALEIXO (Orientador) |
21h20min às 21h45min |
64. A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DO HOMEM EM
“DEMÔNIOS DO PLANALTO” – ARACYLDO MARQUES Ana Maria Alves MOREIRA (G−FECILCAM) Antônio Carlos ALEIXO (Orientador) |
21h45min às 22h10min |
72. A
POESIA ORAL: UMA PESQUISA AO REDOR DA VIDA PANTANEIRA Daiana Bragueto
MARTINS (G−UEL/CNPQ) Frederico Augusto Garcia FERNANDES (UEL) |
22h10min às 22h35min |
79. ESPAÇO X PERSONAGENS EM APARIÇÃO: O ENCONTRO DO PODER
DESCRITIVO E DA REFLEXÃO FILOSÓFICO−HUMANÍSTICA Ana Cristina Fernandes Pereira WOLFF (G−UEM) Clarice Zamonaro CORTEZ (Orientador) |
22h35min às 23h |
BLOCO
8, SALA 4
TÍTULO |
HORÁRIO |
80. AS CARTAS PORTUGUESAS DE SÓROR
MARIANA ALCOFORADO: UMA REFLEXÃO SOBRE A TEMÁTICA DA DOR Regina Lúcia Gonçalves Pereira SILVESTRINI
(PG−UEM) Clarice Zamonaro CORTEZ (Orientadora) |
21h20min às 21h45min |
82. HERÓIS ANGOLANOS: VOZES DA LIBERDADE Rosangela Manhas MANTOLVANI (PG − UNESP
− Assis) |
21h45min às 22h10min |
93. UM
PARALELO CRÍTICO−LITERÁRIO ENTRE AIJAZ AHMAD E MIA COUTO Leoné Astride BARZOTTO (PG−UEL) |
22h10min às 22h35min |
101. O LUGAR−COMUM E A LÍRICA
MEDIEVAL: UM OLHAR SOBRE AS CANTIGAS DE AMOR DE D. DINIS Anamélia Rodrigues MARQUIS (G−UEM) Profa. Dra. Clarice Zamonaro CORTEZ (Orientadora) |
22h35min às 23h |
BLOCO
38, SALA 1
TÍTULO |
HORÁRIO |
123. REQUISITOS BÁSICOS
PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO COLABORATIVO: BATE−PAPO VIA INTERNET Clara Kiyoi SUKUKI
(UEPG) |
21h20min às 21h45min |
109. “O ENSINO DE
LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO FUNDAMENTADA NA LEITURA” Diva Monteiro de MELLO (PG−FAFIJA) Sandra M. C. S. MOSER (Orientadora) |
21h45min às 22h10min |
114. O LÚDICO NOS PRIMEIROS ANOS DE
VIDA ESCOLAR − UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Juliana Reichert Assunção TONELLI (PG−UEL
/Colégio Londrinense) |
22h10min às 22h35min |
119.
CRENÇAS SOBRE TRADUÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO Thaíse Maldonado LESSA (G−UEM) Profa. Rosa Maria OLHER (Orientadora) |
22h35min às 23h |
BLOCO
38, SALA 03
TÍTULO |
HORÁRIO |
1. UM LUGAR PARA A LITERATURA Ivan Luiz de OLIVEIRA (PG−UEM) |
21h20min às 21h45min |
2.
DESTEORIZANDO O PÓS−MODERNO Tiago TONDINELLI (PG –
UEL) |
21h45min às 22h10min |
3. A RECEPÇÃO CRÍTICA DO SIMBOLISMO NO JORNAL
LITERÁRIO O PÃO (1892−1896) Luciana BRITO (PG−UNESP/Assis) |
22h10min às 22h35min |
4. O DIÁLOGO DA PINGA: CONSELHO MORAL
EM MÚSICAS DE RAIZ Marcelo Rodrigues JARDIM (G−UEL) Frederico Augusto Garcia FERNANDES (Orientador) |
22h35min às 23h |
BLOCO
38, SALA 04
TÍTULO |
HORÁRIO |
6. O ESPAÇO OPRESSOR EM O QUARTO
FECHADO Selma França RODRIGUES (PG−UEL/CAPES) |
21h20min às 21h45min |
7. Lima
barreto e a representação bovarista na crônica Os percalços do budismo Camila VANZELLA
(PG−UEL) Luiz Carlos SIMON (Orientador − UEL) |
21h45min às 22h10min |
8. A
perspectiva existencialista em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago Iris Selene CONRADO (G−UEM) Arnaldo FRANCO JR. (UNESP−SJRP) Milton Hermes RODRIGUES (UEM) |
22h10min às 22h35min |
BLOCO
38, SALA 05
TÍTULO |
HORÁRIO |
10. MACUNAÍMA, A BUSCA DA NACIONALIDADE
LITERÁRIA ATRAVÉS DA RACIONALIZAÇÃO TEÓRICA DE MÁRIO DE ANDRADE. Stela BICHUETTE (PG−UEL) |
21h20min às 21h45min |
91. A FEDRA DE RACINE: UMA TRAGÉDIA CRISTÃ? Edinéia LAVANDOSKI (G−UEM) Edinéia de Freitas Braz CARRILLE (G−UEM) Fernando de Moraes GEBRA (UEM) |
21h45min às 22h10min |
12.
RINDO TAMBÉM SE APRENDE Denise Kloeckner SBARDELOTTO
(UNIOESTE) Cíntia Kamila Ribeiro Cândido PEDRO (UNIOESTE) Ruth Ceccon BARREIROS (Orientadora) |
22h10min às 22h35min |
13. ESPAÇO CRÍTICO: REFLEXÕES SOBRE
SOCIEDADE, CRISE E O PAPEL DA TEORIA Dilamar P. Jahn (Mestrando Literatura
Brasileira−UFRGS) |
22h35min às 23h |
BLOCO
38, SALA 06
TÍTULO |
HORÁRIO |
14.
Wittgeinstein e a poesia Adson Cristiano Bozzi Ramatis LIMA (UEM) |
21h20min às 21h45min |
15. LITERATURA DE TONI MORISON Aurélia Hubner Peixouto Bozzi |
21h45min às 22h10min |
19. ENTRE A
COERÇÃO E A INVENÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A LIBERDADE DE ESCOLHA NA SELEÇÃO DE
LIVROS DE LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA Rita de Cássia PIZOLI (PPE−UEM) Sonia Maria Vieira NEGRÃO |
22h10min às 22h35min |
20. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA JANELA
PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR Rosimar Luzia Nunes ZORZI (PG−FAFIPA) Claudinette Gabarron
MEGGIATO (Orientadora) |
22h35min às 23h |
AUDITÓRIO
ADUEM
TÍTULO |
HORÁRIO |
21.
ANÁLISE CINEMATOGRÁFICA: AS VÁRIAS IMAGENS DO LIVRO NO CINEMA Renata Adriana de SOUZA (G–UEM) Mirian H. Y. ZAPPONE (UEM) |
21h20min às 21h45min |
22. A LEITURA E SUA IMPORTÂNCIA EM
SALA DE AULA Meirielli dos Santos Ricardo ESCOBAR (G−UEL) Loredana LÍMOLI (Orientadora) |
21h45min às 22h10min |
25. A NOVA CALIFÓRNIA: UMA POSSÍVEL
LEITURA José Eugênio das NEVES (PG−UEL/CAPES) |
22h10min às 22h35min |
26.
BISA BIA, BISA BEL: A REINVENÇÃO DA IMAGEM DA MULHER Lúcia Osana ZOLIN (UEM) Andréa Maller Pires das NEVES (G−UEM) |
22h35min às 23h |
AUDITÓRIO
NEY MARQUES
TÍTULO |
HORÁRIO |
152. CARÁTER
IMPRESCINDIVELMENTE PARCIAL DO OBJETO DA LINGÜISTICA Bruna Carvalho SANTANA (UNICAMP – PG) |
21h20min às 21h45min |
153. O SURGIMENTO DO "EU" EM
NARRATIVAS INFANTIS Nilcéia Albuquerque FRANÇA (UEPG) |
21h45min às 22h10min |
154. O
ABAIXAMENTO DA VOGAL POSTÔNICA FINAL ALTA [I]
PARA MÉDIA−ALTA [e] NO PORTUGUÊS FALADO EM PONTA
GROSSA Letícia FRAGA (UEPG) |
22h10min às 22h35min |
155. AS CONSOANTES DESVOZEADAS DO FRANCÊS NA POSIÇÃO
FINAL DE SÍLABA: ESTUDO AUDITIVO DE ENUNCIADOS REALIZADOS POR ESTUDANTES
BRASILEIROS INICIANTES Heloísa S. T. FONSECA (UEPG) Letícia FRAGA (Orientadora) |
22h35min às 23h |
BLOCO
H−90, AUDITÓRIO DO NUPÉLIA
TÍTULO |
HORÁRIO |
32. A MULATA E A ARIANA: PRECONCEITO E
CONTRASTES RACIAIS EM CLARA DOS ANJOS Donizeth Aparecido dos SANTOS ( PG−UEL/CAPES ) |
21h20min às 21h45min |
33. “CONTO DE ESCOLA”: A FORMAÇÃO DO
CARÁTER ATRAVÉS DA VIOLÊNCIA INSTITUCIONALIZADA Moacir Dalla PALMA (UEM / PG − UEL) |
21h45min às 22h10min |
35. TIPOLOGIAS
LITERÁRIAS EMPREGADAS NA ACADEMIA DOS ESQUECIDOS Marcos Correia de CAMPOS (UEM) Milton Hermes
RODRÍGUEZ (UEM) |
22h10min às 22h35min |
38. VERBA TESTAMENTÁRIA: ANÁLISE DE
ASPECTOS SIGNIFICATIVOS Alessandra Navarro FERNANDES (PG − UEL/CNPq) |
22h35min às 23h |
C−67,
AUDITÓRIO DA ENGENHARIA CIVIL
TÍTULO |
HORÁRIO |
40. A CONSTRUÇÃO DO PERFIL FEMININO EM
ARIANO SUASSUNA Mara Sílvia Úbeda de CASTRO (UEM) Rosa Maria Graciotto SILVA (UEM) |
21h20min às 21h45min |
42. CRÔNICA NAVALHA AFIADA EM
TEMPOS DE IDENTIDADES CULTURAIS Ana Paula Ramão da SILVA (PG – UEL) |
21h45min às 22h10min |
43. A
POESIA SATÍRICA DE BERNARDO GUIMARÃES Leônidas PELLEGRINI (G
– UEL) Eduardo Vieira MARTINS (Orientador) |
22h10min às 22h35min |
44. A
SONDAGEM PSICOLÓGICA NA OBRA DE CLARICE LISPECTOR Patrícia Josiane Tavares da Cunha FUZA (UEM) |
22h35min às 23h |
BLOCO
G−34, SALA 202
TÍTULO |
HORÁRIO |
207. AS FACES DAS CONCEPÇÕES DE
ESCRITA Adriana de MATHIAS (G−UEM) Lucimara B. ZEQUIM (G−UEM) Rafaela de Cássia FRANZOI (G−UEM) Renilson José MENEGASSI (Orientador/UEM) |
21h20min às 21h45min |
197. situações de LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: um
estudo de caso Patrícia Renata Malagutti(G−UEM) Lilian Cristina Buzato Ritter(UEM) |
21h45min às 22h10min |
209. INVESTIGANDO
PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LIVROS DIDÁTICOS E SUAS POSSÍVEIS RELAÇÕES
COM AS TEORIAS LINGÜÍSTICAS Marilice Pompeu da SILVA (PG/UEM) Sônia Aparecida Lopes BENITES (UEM) |
22h10min às 22h35min |
210. AS LINGUAGENS DOS DESENHOS
ANIMADOS E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA Ruth Ceccon BARREIROS (UNIOESTE) Givaldo Moisés de OLIVEIRA (FACEMED) |
22h35min às 23h |
QUARTA−FEIRA, 02/06/2004
HORÁRIO: 9h20min – 11h20min
BLOCO
H−35, AUDITÓRIO DO LAAP
TÍTULO |
HORÁRIO |
59.
LITERATURA DE CORDEL: PATATIVA DO ASSARÉ José Bezerra FILHO Milton HERMES (Orientador−UEM) |
9h20min às 9h45min |
189. LEITOR CRÍTICO: DISCURSOS E
PRÁTICAS INTELIGENTES Célia da Silva OLIVEIRA (PG
− UEM) Luís Cláudio RAGIOTO (PG − UEM) |
9h50min às 10h15min |
69. DO TEXTO
LITERÁRIO À IMAGEM CINEMATOGRÁFICA: A CONSTITUIÇÃO DOS ELEMENTOS ESTÉTICOS EM
MEMÓRIAS DO CÁRCERE Cristiano Monteiro MARTINEZ (UNICENTRO) |
10h20min às 10h45min |
70. POBRES, DESGRAÇADOS E
NUS – O REI LEAR DE GRIGORI
KOZINTSEV Antônio João TEIXEIRA (UEPG) |
10h50min às 11h15min |
BLOCO
H−35, AUDITÓRIO DO CCH
TÍTULO |
HORÁRIO |
74.
DEPOIS DA VIDA − EDGAR ALLAN POE E NELSON CAVAQUINHO: AMOR E MORTE EM
VERSOS Fábio MASSALLI
(PG−UEM) |
9h20min às 9h45min |
88. CANTIGAS
POPULARES BRASILEIRAS TRADUZIDAS PARA O LATIM Adilson de Oliveira IDALGO (UEL) Nelso Attílio UBIALI
(Orientador) |
9h50min às 10h15min |
92. O TRÁGICO EM THINGS FALL APART, DE CHINUA ACHEBE Patrícia Bertachini TALHARI (G−UEM) Thomas BONNICI (Orientador −UEM) |
10h20min às 10h45min |
117. LÍNGUA INGLESA: UM PARALELO ENTRE
A ESCOLA DE IDIOMAS E A ESCOLA REGULAR PARTICULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL Kátia Regina Menon MIRANDA (G−UEM) Carmen Ilma Belincanta BORGHI (Orientadora) |
10h50min às 11h15min |
AUDITÓRIO
NEY MARQUES
TÍTULO |
HORÁRIO |
105. O
PAPEL DOS CONCRETISTAS NA CONSTRUÇÃO DA VANGUARDA BRASILEIRA: O MITO DA
ORIGINALIDADE VS. A BUSCA PELAS ORIGENS Juliana C. SALVADORI (PG em Inglês – UFSC) Maria Lúcia M. MARTINS (Orientadora) |
9h20min às 9h45min |
132. O SENTIDO, A NOÇÃO E A POSIÇÃO
DOS ADVÉRBIOS EM –MENTE EM TEXTOS DE CUNHO JORNALÍSTICO E CIENTÍFICO Maria Aparecida da Silva FREITAS (PG−UEM) |
9h50min às 10h15min |
134. APRESENTAÇÃO DO DICIONÁRIO
TERMINOLÓGICO DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL EM SERVIÇOS Manoel Messias Alves da SILVA (UEM) |
10h20min às 10h45min |
148.
LEITURA: DA DECODIFICAÇÃO À COMPREENSÃO Rafaela NUNHES (G − UNIPAR) Simone CAMACHO (G − UNIPAR) Miguel FECCHIO (Co−Autor) |
10h50min às 11h15min |
BLOCO
H−90, AUDITÓRIO DO NUPÉLIA
TÍTULO |
HORÁRIO |
63. ASSIM ESTAVA ESCRITO NO LIVRO DO
DESTINO: A MULHER NEGRA NO JORNAL DAS
FAMÍLIAS Alexandra Santos PINHEIRO (UNIOESTE) |
9h20min às 9h45min |
196. A PRAGMÁTICA E O ALP Ana Lúcia Colodetti GADA (PG−UEM) |
9h50min às 10h15min |
201. O PAPEL DA MÍDIA TELEVISIVA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LEITURA Juliana Orsini da SILVA (G−UEM) Lilian Cristina Buzato RITTER (UEM) |
10h20min às 10h45min |
111. O PROFESSOR DE INGLÊS E O ALUNO
SURDO Gislaine MANTOVI (G – UEM) Maria de Lourdes G. TÍLIO (Orientadora –UEM) |
10h50min às 11h15min |
G−34,
SALA 204
TÍTULO |
HORÁRIO |
46. O AUTO DA COMPADECIDA Rosemeire LOPES (G –
CESUMAR) e Silvia Adriana Gomes de OLIVEIRA (G – CESUMAR) Leoné Astride BARZOTTO (PG−UEL−CESUMAR) |
9h20min às 9h45min |
47. A
PRESENÇA DO MUNDO INFANTIL EM CONTOS DE GUIMARÃES ROSA Elis Regina BAITA
(G−UEM) Donizeth Aparecida
FERRASSA (G−UEM) Rosa Maria Graciotto SILVA (Orientadora) |
9h50min às 10h15min |
48. A Construção do Homem Sertanejo na Visão de
Euclides da Cunha e Monteiro Lobato Antonio Carlos XAVIER (FAFIMAN) |
10h20min às 10h45min |
49. GRANDE SERTÃO: VEREDAS: A POESIA
SEDUZ A PROSA Luzia Aparecida Berloffa TOFALINI (UEM) |
10h50min às 11h15min |
G−34,
SALA 210
TÍTULO |
HORÁRIO |
51. A RIQUEZA DA SIMBOLOGIA NO TEXTO
FÍLMICO E LITARÁRIO. Lilian Karin da Silva Oreste MACHADO
(G−FAFIMAN) Vanina Kátia CORREIA (G−FAFIMAN) Antonio Carlos XAVIER
(Orientador) |
9h20min às 9h45min |
52. A PREFERÊNCIA
LITERÁRIA DA TURMA E A ESCOLHA DE UM LIVRO DE LEITURA PELO PROFESSOR Angela Enz TEIXEIRA (PLE−UEM) Rosa Maria Graciotto Silva
(Orientadora/PLE−UEM) |
9h50min às 10h15min |
53. A VISÃO
IDEOLÓGICA PRESENTE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA DE MONTEIRO LOBATO Eva de Fátima Tozato SANTOS (G – UNIPAR) Nílvio Ourives dos SANTOS (UNIPAR) |
10h20min às 10h45min |
54. A LITERATURA
INFANTIL LOBATIANA: AQUISIÇÃO DE CULTURA COM CRIATIVIDADE E/OU FORMAÇÃO DE
CONSCIÊNCIA CRÍTICA? Nidelci Bellice Kades de Oliveira e SILVA (G – UNIPAR) Nílvio Ourives dos SANTOS (UNIPAR) |
10h50min às 11h15min |
G−34,
SALA 214
TÍTULO |
HORÁRIO |
56. O FUTEBOL SOB O OLHAR DO CRONISTA
JOÂO ANTÔNIO Luciana Cristina CORRÊA (PG−UNESP/FAPESP) |
9h20min às 9h45min |
57. O FOCO NARRATIVO EM "A
CARTOMANTE", DE MACHADO DE ASSIS Cleiry de Oliveira CARVALHO (PG−UNESP) Evely Vânia LIBANORI (UEM/PG−UNESP) |
9h50min às 10h15min |
58. A FUNÇÃO MEDIADORA DA BIBLIOTECA E
SEU ACERVO NA FORMAÇÃO DE LEITORES Daniela Carla de OLIVEIRA (PG – UEM) Alice Áurea Penteado MARTHA (Orientadora) |
10h20min às 10h45min |
60. “VESTIDA DE PRETO”: A DESCOBERTA
DA SEXUALIDADE Patrícia R. M. B. CARDOSO (PG–UEL/ CAPES) Sheila Grassiela BELINI (PG−UEL) |
10h50min às 11h15min |
F−67,
SALA 101
TÍTULO |
HORÁRIO |
61. O AMANUENSE BELMIRO: O RETRATO DE UM
BRASIL EM TRANSIÇÃO Ana Paula Franco NOBILE (PG−UNESP/Assis) |
9h20min às 9h45min |
84. A QUESTÃO DO BELO EM HOMERO Michele Pires de MORAES (G−UEM) Paulo BARBOSA (Orientador) |
9h50min às 10h15min |
65. UMA LEITURA DA “MORTE” EM MANUEL
BANDEIRA Apolo dos Santos SILVA (UEM) Fátima Regina dos Santos SILVA (PG−UNIPAR) Patrícia de Araújo ABUCARMA (PG−UNIPAR) |
10h20min às 10h45min |
66. CONSTRUINDO CAMINHOS E FORMANDO
LEITORES: O FAZER LITERÁRIO DE LYGIA BOJUNGA NUNES Rosa Maria Graciotto SILVA (UEM) |
10h50min às 11h15min |
G−68, SALA 12
TÍTULO |
HORÁRIO |
67. A IRONIA NA CRÔNICA VESTIDOS MODERNOS DE LIMA BARRETO Luciane dos Santos IRIYODA (CESUMAR/PG−UEL) |
9h20min às 9h45min |
68. O MESMO E O OUTRO: UMA LEITURA
‘DUPLA’ DO CONTO “92”, DE DALTON TREVISAN Leonel LOPES (PG−UEM) Evely Vânia LIBANORI (Orientadora) |
9h50min às 10h15min |
71.
CINDERELA SURDA — UM NOVO CONTEXTO PARA OS CONTOS DE FADAS Andréia ALÉSSIO (PG – UEM) Rosa Maria Graciotto SILVA (Orientadora) |
10h20min às 10h45min |
73. O texto literário e o cinema: uma
leitura de Jim Hawkins, da Ilha do Tesouro e do Planeta do Tesouro Clarice Zamonaro CORTEZ (Orientadora) |
10h50min às 11h15min |
BLOCO
C−67, AUDITÓRIO DA ENGENHARIA CIVIL
TÍTULO |
HORÁRIO |
81. DE
JAMES BOND A JAIME BUNDA: A SUBVERSÃO PELA PARÓDIA Érica Antunes PEREIRA (PG−UEL) |
9h20min às 9h45min |
83. AS
COMPARAÇÕES NA ÉPICA HOMÉRICA Claudia Truite SELEME (G – UEM) Paulo BARBOSA (Orientador) |
9h50min às 10h15min |
85.
MEDÉIAS: A CARACTERIZAÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA NAS TRAGÉDIAS DE
EURÍPIDES E SÊNECA Giovana Gonçalves dos SANTOS (G −UEM) Eliane Batista COSTA (Orientadora) |
10h20min às 10h45min |
86.
ALCESTE, DE EURÍPIDES: UMA TRAGÉDIA DE CONTRASTES Eliane Batista COSTA (UEM) |
10h50min às 11h15min |
AUDITÓRIO
DA ADUEM
TÍTULO |
HORÁRIO |
87. VALORES E VIRTUDES ROMANOS ENEIDA, DE VIRGÍLIO Toni Roberto da SILVA (G–UEM/PIBIC/CNPq) Carlos Gustavo Fernandes IWAZAKI (G–UEM) Aécio Flávio de CARVALHO (Orientador–UEM) |
9h20min às 9h45min |
89. MIMESIS E REALIDADE EM O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ:
LITERATURA E CULTURA NA AMÉRICA HISPÂNICA Adriana Binati Tucunduva FERREIRA (UNICENTRO) |
9h50min às 10h15min |
90.
BEAT GENERATION & SAN FRANCISCO RENAISSANCE José PAULINO JÚNIOR
(PG−UNESP) |
10h20min às 10h45min |
11. AS CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS
ENTRE FEDRA DE RACINE E HIPÓLITO DE EURÍPIDES Rosana Baú RABELLO
(G−UEM) Marisa Corrêa SILVA. (Orientadora−UEM) |
10h50min às 11h15min |
TÍTULO |
HORÁRIO |
118. A INSERÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS DE
02 A 03 ANOS NA LÍNGUA DE SINAIS EM ESPAÇO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA
ANPACIN NO ANO DE 2003 E 2004 Marieuza Endrissi SANDER (ANPACIN) Tânia dos Santos Aluareez da SILVA (ANPACIN) Elaine Cristina de QUADROS (ANPACIM) |
9h20min às 9h45min |
116. AS CONDIÇÕES DE MOTIVAÇÃO DO
ALUNO DE LÍNGUA INGLESA EM SALA DE AULA Benedita Costa S. Frezato SARNO (G−UEM) Wilsilene Rodrigues THOM (Orientadora) |
9h50min às 10h15min |
115. ANÁLISE CRÍTICA DA DESCRIÇÃO
LEXICOGRÁFICA DO VERBO "CROIRE", NO DICIONÁRIO LE ROBERT
MICRO: DISPERSÃO DE INFORMAÇÕES Álvaro David HWANG (UEM) |
10h20min às 10h45min |
QUINTA−feira, 03/06/2004
HORÁRIO: 21h20min – 23h
G−56,
SALA 203
TÍTULO |
HORÁRIO |
94. A CULTURA QUE NÃO FOI RESPEITADA Adriana Barbosa VIDOTTI (G−UEM) Thomas BONNICI (Orientador) |
21h20min às 21h45min |
95. PABLO NERUDA
− ALÉM DE TUDO, ROMÂNTICO Adenor Leonardo TERRA (G – FAFIJAN) Marcia Cristina WATERMANN (G – FAFIJAN) Margarida da S. CORSI (Orientadora/FAFIJAN –
PG/UNESP) |
21h45min às 22h10min |
96. ENTRE O
SAGRADO E O PROFANO: A VISÃO DE AMOR EM ÉMILE NELLIGAN Sônia Regina VIEIRA (PG−UFRGS) Robert PONGE (Orientador/UFRGS) |
22h10min às 22h35min |
97. A ANÁLISE DOS CONTOS THE UNENDING GIFT E JUAN LOPEZ E JOHN WARD DE JORGE LUIS BORGES Carmen R. de Lima DELAGNESI (UEM) Nilda Aparecida BARBOSA (UEM) |
22h35min às 23h |
G−56,
SALA 208
TÍTULO |
HORÁRIO |
98. A INTERTEXTUALIDADE NAS FÁBULAS A CIGARRA E AS FORMIGAS DE MONTEIRO
LOBATO E LA CIGALE ET LA FOURMI DE
JEAN DE LA FONTAINE Gisele Marcolino
GUIDELLI (G−UEM) Carmen Rodrigues de LIMA (Orientadora) |
21h20min às 21h45min |
99. A
RECEPÇÃO DA FRANÇA, SUAS ARTES E SUA MODERNIDADE NA REVISTA DO GLOBO (1938−1949) Camila do Nascimento
FIALHO (G–UFRGS) Robert PONGE (Orientador) |
21h45min às 22h10min |
100. A SIGNIFICAÇÃO DO ABSURDO SEGUNDO
ESSLIN Marcio Alex PEREIRA (G−UEM) Adalberto de Oliveira SOUZA (Orientador) |
22h10min às 22h35min |
102. ANÁLISE DA OBRA BLISS, DE KATHERINE MANSFIELD, SOB O
PONTO DE VISTA FEMINISTA Ana Paula Correia de OLIVEIRA (G−UEM) Thomas BONNICI |
22h35min às 23h |
G−56,
SALA 209
TÍTULO |
HORÁRIO |
103. ASPECTOS DA POESIA DE PABLO
NERUDA Luciana Lupi ALVES (G−UEM) Luzia A. B. TOFALINI (Orientadora−UEM) |
21h20min às 21h45min |
104. O RINOCERONTE E A BARATA:
SÍMBOLOS DA POÉTICA DO ABSURDO Braz PINTO JR. (G−UEM) Adalberto de Oliveira SOUZA (Orientador) |
21h45min às 22h10min |
106. A
CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMPO NARRATIVO NA OBRA MEMORIAL DO CONVENTO Eione Francisco Ramos STORTI (UEL) |
22h10min às 22h35min |
107. UMA BREVE HISTÓRIA DA CENSURA NO
CINEMA AMERICANO Dolores Aronovich AGUERO
(PG−UFSC) |
22h35min às 23h |
G−56,
SALA 210
TÍTULO |
HORÁRIO |
18. EDITORAS E PRELOS NO BRASIL: DADOS
E HISTÓRIA Christiane Rita NOVAES (G− UEM) Vanessa Regina LOURES (G−UEM) Mirian Hisae Y. ZAPPONE
(UEM) |
21h20min às 21h45min |
23.OS MÚLTIPLOS SENTIDOS DO ESPAÇO EM OS COLEGAS, DE LYGIA BOJUNGA NUNES Berta Lúcia Tagliari FEBA (PG − UEM) Alice Áurea Penteado MARTHA (Orientadora) |
21h45min às 22h10min |
24. ELEMENTOS FORMADORES DA COMICIDADE
EM O NOVIÇO, DE MARTINS PENA Éverton Fernando MICHELETTI (PG−UEL) |
22h10min às 22h35min |
28.
a mediação com o leitor em angÉlica,
de lygia bojunga nunes
Marta Yumi Ando
(G−UEM) Rosa Maria Graciotto Silva (Orientadora) |
22h35min às 23h |
G−56,
SALA 211
TÍTULO |
HORÁRIO |
120. EL MATERIAL LÚDICO
PARA LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL PARA NIÑOS Maria José MARCÍLIO (G−FAFIJAN) Viviane Cristina Poletto LUGLI
(FAFIJAN) |
21h20min às 21h45min |
121. OTIMIZAÇÃO DE ESPAÇOS E OPORTUNIDADES PARA A
APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Jussara Olivo Rosa PERIN (Licenciatura em
Letras–CESUMAR/Instituto de Línguas− UEM) Marilene Torchelsen ALVES (Graduanda–Licenciatura em
Letras/Língua Inglesa– CESUMAR) |
21h45min às 22h10min |
122. O QUE É A FRANCOFONIA? Cristiane Mafalda RIGOLIN (G−UEM) Adalberto de Oliveira SOUZA (Orientador) |
22h10min às 22h35min |
124.
A CORPUS−BASED CONTRASTIVE ANALYSIS OF INTENSIFIER IN WRITTEN
TRANSLATIONS FROM ENGLISH INTO PORTUGUESE. Ivete PAULUK (PG−UFSC/UNICENTRO) |
22h35min às 23h |
G−56,
SALA 212
TÍTULO |
HORÁRIO |
125. AQUISIÇÃO DE ESTRUTURAS SILÁBICAS
COMPLEXASPOR APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Luciana Iost VINHAS (G/UCPel) Giovana Ferreira Gonçalves BONILHA (UCPel – PG/PUCRS) |
21h20min às 21h45min |
126. UMA VISÃO REFLEXIVA DE UMA
UNIDADE DO LIVRO DIDÁTICO “TECENDO TEXTO” Jeane Andressa Demetrio da Silva (G−UEM) Maria Alice Sabaini de Souza (G−UEM) Cláudia Valéria Doná Hilla (Orientadora) |
21h45min às 22h10min |
127. COMO O LIVRO DIDÁTICO ABORDA O
ENSINO DA LEITURA? Francieli Mucio BANDO (UEM) Annie Rose dos SANTOS (Orientadora) |
22h10min às 22h35min |
128. ESTUDO SOBRE A FLEXÃO DE GÊNERO
NOS SUBSTANTIVOS Bianca de Almeida GONÇALVES (G−UEM) Sandra Cristina da CRUZ (G−UEM) Manoel Messias A. da SILVA (Orientador) |
22h35min às 23h |
G−56,
SALA 214
TÍTULO |
HORÁRIO |
129. PESQUISA ESCOLAR: A EMANCIPAÇÃO NA
LEITURA, O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA E A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO Leizy Regina Fracasso STEFANO (PG−UEM−CAPES) |
21h20min às 21h45min |
130. ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO Kleissi FREITAS
(G−UEM) Loraine Pava de SOUZA (G−UEM) Claudia Valéria Doná HILLA (Orientadora) |
21h45min às 22h10min |
131. REGRAS QUE NÃO
REGRAM A REGRA DAS REGRAS Agnaldo José LINHARES (G − CESUMAR) Júnior Cézar CASTILHO (Orientador) |
22h10min às 22h35min |
133. O TEXTO LITERÁRIO E A IMAGEM EM LINGUAGEM NOVA − UMA
POSSIBILIDADE DE LEITURA Solange BRAGATO (PG−UEM) Clarice Zamonaro CORTEZ (Orientadora) |
22h35min às 23h |
G−34,
SALA 204
TÍTULO |
HORÁRIO |
135.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR: QUESTÃO DE COMPETÊNCIA Wanderley BRAGA (PG−UEM) |
21h20min às 21h45min |
136. LOCUÇÕES CONJUNTIVAS E AS
CORRELAÇÕES MODO TEMPORAIS EM ORAÇÕES ADVERBIAIS COMPLEXAS Ana Cristina Jaeger HINTZE (UEM) |
21h45min às 22h10min |
137.
LIVRO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE Fabiana
de SOUSA (G−UEM) Mirian Hisae Yeagashi ZAPPONE (UEM) |
22h10min às 22h35min |
138. A IMAGEM DA MULHER NAS ODES CAMONIANAS E NOS
RETRATOS FEMININOS DA PINTURA DO SÉCULO XVI Edmara Aparecida CECONELLO
(G−PIBIC/CNPq−UEM) Clarice Zamonaro CORTEZ (Orientadora) |
22h35min às 23h |
G−34,
SALA 214
TÍTULO |
HORÁRIO |
139. CONFUSÃO CONCEITUAL NA
COMPREENSÃO DA CATEGORIA DE GÊNERO NO ENSINO FUNDAMENTAL Fabiana Poças BIONDO (G–UEM) Geiva Carolina CALSA (UEM) Edson Carlos ROMUALDO
(UEM) |
21h20min às 21h45min |
140. PRODUÇÃO TEXTUAL: INTERFERÊNCIAS
E REESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL Lilian Maia BORGES (UEM) Renilson MENEGASSI (UEM) |
21h45min às 22h10min |
141.
FAMÍLIA E ESCOLA: CAMINHO CERTO RUMO A EDUCAÇÃO Tereza Cristina R. Magron BATAGLIA (UNIPAR) Miguel SECCHIO (Orientador – UNIPAR) |
22h10min às 22h35min |
142.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA Regina Marta Fonseca GONÇALVES
(G−UNIPAR) Ana Beatriz Tomazi GUIMARÃES (UNIPAR) |
22h35min às 23h |
BLOCO
08, SALA 1
TÍTULO |
HORÁRIO |
143. ESTIMULANDO O ATO DE LER Denise Paroschi SILVEIRA (UNIPAR) Ana Beatriz Tomazi GUIMARÃES (UNIPAR) |
21h20min às 21h45min |
144. VERBOS INTRANSITIVOS VERSUS
VERBOS TRANSITIVOS Jamile Andrea ELIAS (PG – UEM) |
21h45min às 22h10min |
145. PERSPECTIVAS DE ABORDAGEM DO
SUJEITO EM MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Evandro de Melo CATELÃO (G – UEM) Ana Cristina Jaeger HINTZE (Orientadora) |
22h10min às 22h35min |
146. A
IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Joana Caldeira Maniezo (PG−FAFIMAM) Rosangela Aparecida Crestani (PG−FAFIMAM) |
22h35min às 23h |
BLOCO
08, SALA 3
TÍTULO |
HORÁRIO |
147. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA
PORTUGUESA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO Sandra do Rocio Ferreira LEAL (UEPG) |
21h20min às 21h45min |
149. LITERATURA EM MINHA CASA: UM PROGRAMA
DE LEITURA Dayse Casarin Barroso Silva (PG−UEL) |
21h45min às 22h10min |
150.
HISTÓRIAS ANTIGAS DO POVO KAINGÁNG Alexandre Verri RIBEIRO (G−UEM) Cláudia Netto do VALLE (Orientadora) |
22h10min às 22h35min |
151. O SISTEMA ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA
KAINGANG Célia Ribeiro da SILVA (PG/ UEL) |
22h35min às 23h |
BLOCO
08, SALA 4
TÍTULO |
HORÁRIO |
75. A IRONIA NA CRÔNICA VESTIDOS MODERNOS DE LIMA BARRETO Luciane dos Santos IRIYODA (CESUMAR/PG−UEL) |
21h20min às 21h45min |
76. ASPECTOS CLÁSSICOS E MODERNOS NO
POEMA “O MOSTRENGO”, DE FERNANDO PESSOA Ana Paula BARBOSA (G−UEM) André Luiz DANZMANN (G−UEM) Luzia A. B. TOFALINI (Orientadora) |
21h45min às 22h10min |
77. ASPECTOS DO
PENSAMENTO ANTICLERICAL NA LITERATURA PORTUGUESA Antonio Augusto NERY (PG−UFPR) |
22h10min às 22h35min |
78. O MITO DE NARCISO E A PSICANÁLISE
EM JOSÉ RÉGIO Juliana Venâncio dos SANTOS (G–UEM) Roseni da SILVA (G–UEM) Marisa Corrêa SILVA (Orientadora) |
22h35min às 23h |
BLOCO
38, SALA 1
TÍTULO |
HORÁRIO |
27. INTERTEXTUALIDADE, AMBIGÜIDADE E
POLIFONIA NOS CONTOS TEORIA DO
MEDALHÃO, DE MACHADO DE ASSIS E A
NOVA CALIFÓRNIA, DE LIMA BARRETO Leila Wanderléia BONETTI (G−UEM) Lúcia Osana ZOLIN (Orientadora) |
21h20min às 21h45min |
29. A MÚSICA NO ENSINO DE LÍNGUA
INGLESA Wilsilene Rodrigues THOM (UEM) |
21h45min às 22h10min |
30.
MARTINS PENA E A PERSONAGEM TIPO Elis Regina Fernandes ALVES (G−UEM) Milton Hermes RODRIGUES (Orientador− UEM) |
22h10min às 22h35min |
31. A DEGRADAÇÃO HUMANA NA COLETANEA AH, É ? DE DALTON TREVISAN Daiene Cristina Gatto da SILVA (G−FAFIJAN) Margarida da Silveira CORSI (Orientadora) |
22h35min às 23h |
BLOCO
38, SALA 2
TÍTULO |
HORÁRIO |
156. O FUNCIONAMENTO DE OPERADORES DE
CONTRAJUNÇÃO, JUSTIFICATIVA E CONCLUSÃO EM UM ACÓRDÃO CIVIL Ana Paula PERON (UEM) Edson Carlos ROMUALDO (UEM) |
21h20min às 21h45min |
157. SERÁ QUE
EXISTE UMA CLASSE DEFINIDA DE ADVÉRBIOS? Daiany BONÁCIO (G−UEM) Maria Aparecida HONÓRIO
(Orientadora−UEM) |
21h45min às 22h10min |
158. OS PRONOMES E A ECONOMIA DE
LINGUAGEM NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA Edinéia de Souza CARVALHO (G−UEM) Edson Carlos ROMUALDO
(Orientador) |
22h10min às 22h35min |
159. A CONVERSA
NAS SALAS DE BATE−PAPO DA INTERNET: UM EVENTO DE LETRAMENTO Alessandra Regina de CARVALHO (G−UEM) Lucilene CARRARA (G−UEM) Gracyelly HARASSEN
(G−UEM) Shirlei Laurentino da SILVA (G−UEM) Neiva Maria JUNG (Orientadora) |
22h35min às 23h |
BLOCO
38, SALA 3
TÍTULO |
HORÁRIO |
160. PCNs: UMA PROPOSTA SEMIÓTICA DE
LEITURA Daniella de Cássia YANO
(PG−UEL) Fabiana Patricia Lovato RIBEIRO (PG−UEL) |
21h20min às 21h45min |
161. O SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS: A POLÊMICA Adriana Aparecida Vaz da COSTA (G−UEM) Maria Aparecida HONÓRIO (Orientadora−UEM) |
21h45min às 22h10min |
162. O
DISCURSO MIDIÁTICO EM SALA DE AULA Cleusa Maria Alves de MATOS (PG−UEM) |
22h10min às 22h35min |
163. LEITURA DE TEXTOS SOB A ABORDAGEM
DA ANÁLISE DO DISCURSO Éderson José de LIMA (PG−UEM) |
22h35min às 23h |
BLOCO
38, SALA 4
TÍTULO |
HORÁRIO |
164. THE SUPER MÃE: UMA BREVE ANÁLISE DE QUADRINHOS SOBRE A
TRANSFORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MULHER Adriana Vargas PEREIRA (PG−FAFIJAN) Andréa de OLIVEIRA (PG−FAFIJAN) Flávia ZANUTTO
(Orientadora) |
21h20min às 21h45min |
165. FLAGRANTE URBANO: O LAZER NO
COTIDIANO DA RUA Renata Marcelle Lara PIMENTEL (PG−UNICAMP) |
21h45min às 22h10min |
166. A PRODUÇÃO TEXTUAL: O SUJEITO E A
MEMÓRIA José Antonio FREGONEZI (UEL) |
22h10min às 22h35min |
167. O CONCEITO DE SENTIDO NAS TEORIAS
LINGÜÍSTICAS: UMA SÍNTESE PEDAGÓGICA Maria Célia Cortez PASSETTI (UEM) |
22h35min às 23h |
BLOCO
38, SALA 5
TÍTULO |
HORÁRIO |
168.
MULHER VERSUS CARRO: A FIGURA
FEMININA COMO OBJETO, NO PROGRAMA CASSETA & PLANETA Adélli Bortolon BAZZA
(G−UEM) Edson Carlos ROMUALDO (UEM) |
21h20min às 21h45min |
169. AS
DIFERENTES IMAGENS DA MULHER NO DISCURSO CINEMATOGRÁFICO A PARTIR DOS ANOS 90 Daniele Perina Soler VALLIM (UEM) Maria Célia Cortêz PASSETI (UEM) |
21h45min às 22h10min |
170. A IMPORTÂNCIA DA COMPARAÇÃO NO
DISCURSO Valmir Alves da SILVA (G−UEM) Prof. Dr. José Roque Aguira RONCARI (Orientador) |
22h10min às 22h35min |
171. DIVERSIDADE
LINGÜÍSTICA NO MUNDO DO TRABALHO: A QUESTÃO DO PRECONCEITO Suely
Marcolino PERES (PG – UEM) |
22h35min às 23h |
BLOCO
38, SALA 6
TÍTULO |
HORÁRIO |
172. VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E PCNS DE LÍNGUA PORTUGUESA Ana Maria Mattos NAVARRO (PG−UEL) |
21h20min às 21h45min |
173. COMO LÊEM OS
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL? Samuel Ronobo SOARES (G – UEM) Geiva Carolina CALSA (Orientadora) |
21h45min às 22h10min |
174. O FATOR AFETIVO COMO ELEMENTO
ESSÊNCIAL NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS Ellen Dayane CARGNIN (G –
UEM) Carmen I.B. BORGHI (Orientadora) |
22h10min às 22h35min |
175. A LINGUAGEM NA ESCOLA NOVA A
PARTIR DA CONCEPÇÃO DE JOHN DEWEY Claudemir GALIANI (SEED) Maria Cristina Gomes MACHADO (UEM) |
22h35min às 23h |
BLOCO
H−35, AUDITÓRIO DO LAAP
TÍTULO |
HORÁRIO |
176. AS
LINGUAGENS DOS DESENHOS ANIMADOS E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA Ruth Ceccon BARREIROS (UNIOESTE) Givaldo Moisés de OLIVEIRA (FACEMED) |
21h20min às 21h45min |
177. ESQUEMAS DE AÇÃO E HABITUS DOS PROFESSORANDOS DE LETRAS
NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS Cláudia Valéria Doná HILLA (UEM) |
21h45min às 22h10min |
178. OS FORMANDOS
DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E O ENSINO DA
NARRATIVA Cristiane GUIMARÃES (G−UEM) Cláudia Valéria Doná HILLA (Orientadora) |
22h10min às 22h35min |
179. SUPERESTRUTURAS NARRATIVAS EM
SITUAÇÃO DE VESTIBULAR: O QUE HÁ DE NOVO? Leliane Fossaluza BASSIGA (G−UEM) Cláudia Valéria Doná HILLA (Orientadora) |
22h35min às 23h |
BLOCO
H−35, AUDITÓRIO CCH
TÍTULO |
HORÁRIO |
180. O EMPREGO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS POR BONS
ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS Laura
Vanessa Halchuk D’Alves DIAS (G−UEM) Renilson José MENEGASSI (Orientador−UEM) |
21h20min às 21h45min |
181.
PROFESSORES DE PORTUGUÊS EM FORMAÇÃO Akisnelen de O. TORQUETTE (UEM) Cláudia CAZAROTO (UEM) Sônia Aparecida Lopes BENITES (UEM) |
21h45min às 22h10min |
182. Imagem e Identidade de Professor:
uma construção heterogênea Celso Jorge MARTINS (PG−UEM) |
22h10min às 22h35min |
183. AS AÇÕES DE LEITURA NA ESCOLA DE
ENSINO FUNDAMENTAL Sandra Alves da SILVA (PG−UEM) |
22h35min às 23h |
AUDITÓRIO
DA ADUEM
TÍTULO |
HORÁRIO |
184. AS TEORIAS DE MIKHAIL BAKHTIN E
OS PCNS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Luciana Pereira ORTEGA (PG−UNIPAR) Paula Andréa DINIZ (G−UNIPAR) Ivonete Veraldo GASPARELLO (Orientadora–UNIPAR) |
21h20min às 21h45min |
185. GÊNERO FÁBULA: ALGUNS CAMINHOS
POSSÍVEIS Sandra Regina CECILIO (PG−UEL) |
21h45min às 22h10min |
186. TRÊS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM EM
UM SÓ TEXTO: "FUJA DO A NÍVEL DE" Tânia Braga GUIMARÃES (PG−UEM) Marilurdes ZANINI (Orientadora) |
22h10min às 22h35min |
187. INVESTIGAÇÃO DO LEITOR COMPETENTE
NOS CURSOS DE MEDICINA E ODONTOLOGIA DA UEM Maria da Glória Machado WUNDERLICH (UEM) Renilson José MENEGASSI (Orientador−UEM) |
22h35min às 23h |
AUDITÓRIO
DA FADEC
TÍTULO |
HORÁRIO |
188. BRASIL, PAÍS DA DIVERSIDADE: UM
EXPERIÊNCIA COM A LEITURA DE FILHO DE TRABALHADORES EM CANAVIAIS DA REGIÃO DE
UMUARAMA Sonia Maria Rodrigues LOPES (PG−UEM) Rosa Maria Graciotto SILVA (Orientadora) |
21h20min às 21h45min |
190. A INTERAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA DO ENSINO
FUNDAMENTAL Gizele
Mancuzo de BRITO (PG−UEM) Renilson José MENEGASSI (Orientador) |
21h45min às 22h10min |
191. UM ESTUDO SOBRE ESCRITORES
COMPETENTES EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR Sigrian Roberta GARCIA (G−UEM) Renilson José MENEGASSI (Orientador) |
22h10min às 22h35min |
192. A LEITURA PARAFRÁSICA EM REDAÇÃO
DE VESTIBULAR: CÓPIA, REPRODUÇÃO OU CRIAÇÃO? Silvia Regina EMILIANO (PG−UEM) Renilson José MENEGASSI (Orientador) |
22h35min às 23h |
AUDITÓRIO
DO NEY MARQUES
TÍTULO |
HORÁRIO |
193. A PRESENÇA
DA ORALIDADE NA ESCRITA: UM RECURSO A FAVOR DA PRODUÇÃO TEXTUAL Silas Farias DIAS (G−UEM) Neiva Maria JUNG (Orientadora) |
21h20min às 21h45min |
211. ANÁLISE DA
CONVERSA: A COMPREENSÃO DE SUA PERSPECTIVA ETNOMETODOLÓGICA Fernando Cesar Mendes BARBOSA (G−UEM) Neiva Maria JUNG
(Co−autora) |
21h45min às 22h10min |
208. “IT’S JUST THE WAY THAT YOU USE
IT”: A PRÁTICA DO IRA EM SALA DE AULA Paola Guimaraens SALIMEN (G−UFRGS) Luciana CONCEIÇÃO (G−UFRGS) Pedro M. GARCEZ (Orientador) |
22h10min às 22h35min |
214. COMO OCORRE
O REPARO NA CONVERSA COTIDIANA NA FALA-EM-INTERAÇÃO COM ALTERNÂNCIA DE
CÓDIGO? Carmen
Grellmann BREUNIG (PG-UFRGS)
Cristina
Marques UFLACKER (PG-UFRGS)
|
22h35min às 23h |
BLOCO
H−90, AUDITÓRIO DO NUPÉLIA
TÍTULO |
HORÁRIO |
198. O LIVRO DIDÁTICO E A FORMAÇÃO DO
LEITOR Márcia Cristina Greco OHUSCHI (PG−UEM) Renilson José MENEGASSI (Orientador) |
21h20min às 21h45min |
199. A LINGUAGEM E O PODER Enédina Márcia de Oliveira SILVA (G−UNIPAR) Olga Talita Furlan MAZZEI (G−UNIPAR) Ivonete Veraldo GASPARELLO (Orientadora−UNIPAR) |
21h45min às 22h10min |
200. BAKHTIN, PCNs DE GEOGRAFIA E
HISTÓRIA: UMA RELAÇÃO Elineide Dutra da Costa ROCCO (PG – UNIPAR) Ivonete Veraldo GASPARELLO (UNIPAR) |
22h10min às 22h35min |
202. O PROFESSOR NO COMANDO DA
INTERAÇÃO: A MANUTENÇÃO DO RITO Aparecida de Fátima PERES (UEM/PG−UEL) Nelci Alves Coelho SILVESTRE (PG−UEL) |
22h35min às 23h |
BLOCO
C−67, AUDITÓRIO DA ENGENHARIA CIVIL
TÍTULO |
HORÁRIO |
203. RETRATOS DE PROFESSOR E DE ALUNO
EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR Denise Gabriel WITZEL
(UNICENTRO−PR) |
21h20min às 21h45min |
204. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LINGUA
ESTRANGEIRA Carmen Sidneia Bonfanti da SILVA (G. UNIPAR) Silmara Tolardo Bonfante AFFONÇO (Orientadora –
UNIPAR) |
21h45min às 22h10min |
205. ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS
COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Adel Fernanda Lourenzi Franco ROSA (G−UEM) Aline CANTAROTTI (G−UEM) Sandra M. C. S. MOSER (Orientadora) |
22h10min às 22h35min |
206. DIFERENÇAS ENTRE REDAÇÃO E
PRODUÇÃO DE TEXTO Camila Silva ROSA (G−UNIPAR) Marcelene Simões de Oliveira HAUSER (G−UNIPAR) |
22h35min às 23h |
BLOCO
G−34, SALA 202
TÍTULO |
HORÁRIO |
194. CONCEPÇÃO INTERACIONISTA DE
LINGUAGEM E OS REFLEXOS NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA Cristiane Malinoski Pianaro ANGELO (PG−UEM) |
21h20min às 21h45min |
212. IMAGENS DA HISTÓRIA DO BRASIL POR
ALUNOS DE LETRAS Elenir Voi Xavier de Moura (UEM/PG−UNICAMP) |
21h45min às 22h10min |
213. IMAGENS DA HISTÓRIA: IMPRENSA E
MEMÓRIA DE 1968 E 1989 Ana Cristina Teodoro da
SILVA (UEM) |
22h10min às 22h35min |
195. O ENSINO DA NARRATIVA PARA O
VESTIBULAR EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: DA TEORIA À PRÁTICA? Adriana dos Santos SOUZA (UEM) Cláudia Valéria Dona HILLA (Orientadora) |
22h35min às 23h |